Dicas sobre o que pensar antes da reforma

Imagem do artigo

Com a correria maluca do dia a dia, é comum que pequenos problemas comecem a aparecer dentro de casa e é quando aquela famosa frase vem à tona: “Preciso reformar a casa!”. E como começar? Afinal, inúmeras coisas e detalhes devem ser levados em consideração antes de ter a casa 100% de novo.

E pensando nisso, reuni algumas dicas para não ter dor de cabeça na hora de reformar a casa.

Observação

Antes de mais nada, sugiro praticar uma atenção aos detalhes da casa, sobre as coisas que acontecem ou não. Por isso, sempre aconselho observar os dias de chuva e sol, que é possível descobrir infiltrações. E depois de listar tudo e determinar as prioridades, é hora de começar os trabalhos.

Imóvel próprio x Imóvel alugado

Quando o imóvel for próprio, recomendo uma reforma mais criteriosa, com um profissional especializado para verificar as condições elétricas e hidráulicas. Também vale examinar as condições das paredes, teto e revestimentos. E sem se esquecer de onde tem madeira, ninguém quer uma infestação de cupins, não é mesmo?

Já para um imóvel alugado, indico sempre registrar TUDO antes de assinar o contrato, já que é necessário solicitar ao proprietário para que as reformas sejam feitas. E aqui, o custo da obra é por conta do proprietário, já que estará valorizando e beneficiando o imóvel dele.

Planejamento

Para uma reforma, planejar é o verbo! O ideal é investir em um bom projeto e que ele atenda todas as necessidades da família. E também, um planejamento da obra, com tudo organizado em uma planilha com custos e prazos.

Se você precisar “morar” na obra ou ficar hospedado num hotel, a atenção precisa ser redobrada, para que esse período não se prolongue mais que o necessário.

Um profissional é capaz de indicar tudo que deve ser feito no projeto, especificar os materiais, orçamentos e seguir o cronograma – que, quando bem feito, minimiza dores de cabeça.

E é importante se preparar financeiramente para isso, já que envolve muitas coisas. É sempre bom estar ciente que imprevistos podem acontecer durante a obra.

Até o próximo!

Quer mais dicas sobre reforma ? Entre em contato!